Qual o custo do PIX para instituições de ensino

custo do pix para instituições de ensino

Apesar do curto período de lançamento do PIX, essa forma de pagamento para serviços e produtos já se tornou a preferência de muitas pessoas.

É o que mostra o gráfico abaixo, extraído do site do Banco Central. Nele, é possível notar a quantidade de mais de 600 milhões de transações via PIX, como também um movimento de crescimento contínuo.

grafico-transacoes-pix-nov-jul
Fonte: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/estatisticaspix

Mas, será que a oferta dessa forma de pagamento vale a pena para a sua instituição de ensino? O nosso principal objetivo com esse artigo é apresentar uma tabela comparativa de taxas PIX, mas também vamos discutir as vantagens do PIX para as instituições.

Continue conosco e entenda melhor como funciona o custo do PIX para instituições de ensino e a operacionalização dessa modalidade de pagamento.

O que é o PIX?

O Pix é uma modalidade de pagamento por meio de transferência bancária. Sabemos que a TED e o DOC também são formas de transferências, porém, ambas possuem limitações quanto a valores, datas e horários para realização.

Além disso, é necessário saber algumas informações de quem vai receber para efetuar a transação, como o nome, os dados da conta, e muitas vezes, o CPF ou CNPJ.

Por outro lado, para pagar com o PIX, só é necessária uma chave de pagamento. Por exemplo, a chave de uma instituição pode ser o seu CNPJ. Tendo isso em mãos, basta o aluno realizar o pagamento para essa chave. Ele não precisa saber em qual banco a instituição tem conta, o número da conta, etc.

É muito mais simples tanto para quem paga, quanto para quem recebe. Nos próximos tópicos você vai descobrir mais vantagens em utilizar o PIX.

Diferença do custo do PIX para pessoa física e jurídica

Assim como outras transações bancárias possuem tarifas diferentes para pessoa física (PF) e pessoa jurídica (PJ), com o PIX ocorre a mesma situação.

Para pessoas físicas o PIX ainda é gratuito, o que faz com que haja uma grande adesão dessa forma de pagamento. Afinal, para quem necessita fazer um alto volume de transferências bancárias, as opções de TED e DOC acabam sendo um pouco caras.

E mesmo para aqueles que fazem transações eventuais, não pagar nada por elas é melhor do que ter acréscimo de taxas, não é mesmo?

Já para pessoa jurídica, cada banco aplica uma tabela de tarifas. Isso ocorre porque para a PJ existe a cobrança de tarifas por recebimento, diferente da PF. Essa tabela pode ser por custo por operação, por percentual do valor transferido e, ainda, ter um número de transações possíveis.

Mas, em geral, os bancos aplicam um percentual do valor da transação bancária. Isso faz com que dependendo do valor do PIX, a taxa seja mais barata ou mais cara.

Vantagens do PIX para instituições de ensino

Existem algumas formas de receber mensalidades escolares: por boleto bancário, por transferências via TED ou DOC, por pagamento com cartão de crédito através de uma cobrança recorrente, etc.

Contudo, os alunos ou os responsáveis financeiros têm mais autonomia e facilidade em usar o PIX. Consequentemente, isso gera mais vantagens para as instituições de ensino. Vamos ver algumas delas em seguida:

  • Recebimentos em qualquer momento: no final de semana, no feriado, fora do horário de expediente bancário;
  • Recebimentos quase instantâneos: em poucos segundos o dinheiro fica disponível na conta bancária da instituição;
  • Redução de inadimplência: pois o aluno pode pagar a mensalidade no dia do vencimento, após o expediente bancário e ainda assim estará em dia com o compromisso financeiro;
  • Melhoria da experiência digital: a instituição garante um maior índice de satisfação de seus estudantes no que diz respeito a experiência digital. Logo, isso se torna um diferencial competitivo;
  • Redução de taxas: dependendo do banco escolhido, pode haver uma redução do valor total de taxas, se comparado, por exemplo, ao custo de registro de boletos.

Como você percebeu, as vantagens são muitas. Além das citadas acima, ainda podemos mencionar a imagem que a instituição passa aos alunos, ou seja, ofertar diversas formas de pagamento, incluindo as mais atualizadas, mostra que a instituição está alinhada às tendências e às práticas do mercado.

Tabela de tarifas PIX praticadas em bancos

Com o objetivo de apresentar uma comparação das taxas para uso do PIX, aplicadas por alguns bancos, elaboramos uma tabela com essas informações.

Você verá que existe uma opção de banco digital, com condições diferenciadas. Através dela, o custo do PIX para instituições de ensino é menor. Acesse essa página para saber ainda mais detalhes.

tabela-de-custo-pix-para-instituicoes-de-ensino

Paola Miranda

Paola Miranda

Compartilhe:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Siga conosco:

Dicas de conteúdos:

Receba nossos conteúdos

Acompanhe as novidades sobre Gestão Educacional pela sua caixa postal. Inscreva-se em nossa newsletter quinzenal: