Modelo de Avaliação Institucional para Instituições de Ensino

Modelo avaliação institucional

A aplicação da Avaliação Institucional é uma oportunidade para fomentar que os estudantes falem as suas percepções sobre a instituição no geral. Por isso, é altamente recomendada para todos os níveis de educação, seja ensino básico, ensino médio, ensino superior ou cursos livres. A avaliação tem como principal objetivo coletar os pontos a serem trabalhados e melhorados na instituição de ensino, e para as instituições de ensino superior a aplicação tornou-se obrigatória desde 2004.

Além da aplicação da avaliação institucional para os alunos, é interessante que se faça uma versão para os professores, equipe administrativa e para todos os que compõem o quadro de funcionários da instituição. É essencial que os gestores possuam a visão de todos os envolvidos com as atividades da escola/faculdade. Assim, trará maior clareza no momento de decidir as melhorias da instituição. Para que tudo ocorra conforme o planejado, leve em consideração a ferramenta que você utilizará para elaborar a sua avaliação. Essa decisão pode impactar diretamente no resultado. Confira algumas opções de ferramentas para a aplicação:

Google Forms

A elaboração de um formulário simples pelo Google Forms pode ajudar nos casos em que a instituição tem poucos alunos, por exemplo, ou até mesmo para uma avaliação rápida com os principais pontos a serem abordados pela instituição.

Microsoft Forms

Segue a mesma linha do Google Forms, o Microsoft Forms é uma ferramenta que possibilita que as instituições de ensino executem as suas avaliações institucionais por ele.

Ambas as ferramentas são de fácil manuseio, porém, seus relatórios não são tão completos, o que não é interessante para uma gestão que gosta de acompanhar os dados de forma aprofundada.

Sistema para avaliação institucional

Existem ferramentas que podem auxiliar a sua instituição no momento da elaboração da avaliação institucional, com a possibilidade de deixar agendada a data de fechamento da avaliação e emitir relatórios completos para o monitoramento dos gestores. Além disso, alguns sistemas permitem a replicação da avaliação nos próximos anos/semestres, e ainda, que se faça alguma alteração.

A instituição deve focar esforços ao selecionar as perguntas colocadas no questionário, independentemente da plataforma escolhida. Tome alguns cuidados na elaboração:

  • Clareza do tópico avaliado;
  • A pergunta deve abordar apenas um tópico por vez;
  • Nas perguntas de escala avaliativa, explique o grau de satisfação. Por exemplo, em questões de 1 a 5, o 1 pode significar “muito ruim” e o 5 “ótimo”;
  • Crie perguntas com múltiplas alternativas para que o respondente saiba melhor como responder.

Preparamos um modelo de Avaliação Institucional para te ajudar na aplicação na sua instituição! Confira:

Modelo de Avaliação Institucional

Bianca da Silva

Bianca da Silva

Compartilhe:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Siga conosco:

Dicas de conteúdos:

Receba nossos conteúdos

Acompanhe as novidades sobre Gestão Educacional pela sua caixa postal. Inscreva-se em nossa newsletter quinzenal: