Conheça qual o papel e a importância do Coordenador Pedagógico

a importância do Coordenador Pedagógico

Algumas pessoas desconhecem a importância do Coordenador Pedagógico. Enquanto algumas instituições não contam com esse profissional em seu quadro de colaboradores, outras confundem as responsabilidades desse cargo com outros. Isso acaba gerando um acúmulo de funções e desmotivação.

No dia 22 de agosto comemora-se o Dia do Coordenador Pedagógico! E para valorizar a presença desse profissional, listamos, em seguida, o papel e a importância desse colaborador na instituição. Boa leitura!

Promover e inspirar o trabalho em equipe

O coordenador pedagógico é o elo entre os envolvidos com a escola. Ele tem o importante papel de incentivar os professores a trabalhar em equipe.

Esse profissional serve de inspiração para os demais colaboradores da instituição de ensino, pois em um mundo cada vez mais dinâmico e plural, ele articula as diferenças de cada um e as une em prol de um objetivo: cumprir o plano pedagógico da instituição e oferecer uma educação de qualidade.

Do mesmo modo, o Coordenador Pedagógico aproveita a pluralidade dos alunos, valoriza as características de cada um e incentiva-os a trabalhar em conjunto.

Dessa forma, os estudantes formam competências relevantes para seu desenvolvimento enquanto ser humano e, ainda, fortalecem um constante aprendizado.

Apoiar os professores

O Coordenador Pedagógico também tem um papel essencial no apoio aos professores.

Dentre as atribuições, nesse sentido, estão:

  • Capacitar os professores;
  • Acompanhar o desempenho dos docentes;
  • Garantir o cumprimento do programa pedagógico da instituição;
  • Estimular novas práticas pedagógicas;
  • Realizar reuniões pedagógicas para alinhamento individual e em equipe.

 

Essas práticas reforçam o compromisso do Coordenador Pedagógico com os professores. Portanto, isso contribui para evitar a rotatividade de professores, afinal, eles contam com uma liderança que os apoia e os incentiva ao aprimoramento contínuo.

Integrar os envolvidos com a escola

O papel do Coordenador Pedagógico vai além da instituição. Esse profissional não só é responsável por promover a conexão dos membros da escola (professores, secretaria, direção, etc.), mas também exerce uma grande responsabilidade quanto ao relacionamento com alunos e pais.

O Coordenador Pedagógico precisa conhecer os alunos e desenvolver um bom relacionamento com eles, entendendo as necessidades e desafios deles.

Assim, poderá estabelecer planos de ação para sanar problemas que podem estar atrapalhando o aprendizado dos estudantes, como também poderá mensurar práticas que estão alinhadas com as demandas dos alunos.

Além disso, em caso de escolas de nível básico, o Coordenador Pedagógico precisa manter os pais informados dos acontecimentos da escola. Também deve responder ou encaminhar as possíveis dúvidas dessas pessoas aos responsáveis.

Assim sendo, o uso de ferramentas de tecnologia, como um portal online ou um aplicativo de comunicação podem apoiar e otimizar essa comunicação, trazendo mais tempo para os coordenadores se dedicarem as demais rotinas de seu cargo.


Você percebeu a importância do Coordenador Pedagógico dentro da instituição? Ele ocupa um papel estratégico e contribui diretamente com todos os envolvidos com a escola/faculdade.

Então, assim como os demais profissionais da instituição, o Coordenador Pedagógico também precisa de suporte da gestão escolar para desenvolver as suas atividades.

Contudo, ao contrário de algumas instituições, há certas escolas/faculdades que não valorizam esse profissional tanto quanto ele merece. Esse é um dos erros de gestão escolar: a falta de investimento adequado nos profissionais da instituição.

Para saber mais sobre esse e outros erros de gestão escolar, confira essa publicação que trata dos 5 erros na gestão escolar que afetam o desempenho da instituição.

Paola Miranda

Paola Miranda

Compartilhe:

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Siga conosco:

Dicas de conteúdos:

Receba nossos conteúdos

Acompanhe as novidades sobre Gestão Educacional pela sua caixa postal. Inscreva-se em nossa newsletter quinzenal: